Evolução folicular
Posted on 12:02 by Paulinha e Suzi
Em cada ciclo ovárico, aquando da evolução da células da linha germinativa ocorrem também transformações nas restantes formações dos folículos ováricos.
- Numa recém-nascida cada oócito I está envolvido por uma camada de células foliculares, formando os folículos primordiais.
- Imagem microscópica de um folículo primordial.
- Entre a puberdade e a menopausa, todos os meses, alguns desses folículos retomam a sua evolução, sendo que, normalmente, apenas um completa a fase de maturação, enquanto os outros degeneram.
Durante a evolução folicular, para além d processo de oogénese pode salientar-se:
- multiplicação das células foliculares;
- formação da zona pelúcida em torno do oócito, constituíd por glicoproteínas;
- aparecimento de cavidades entre as célula foliculares, cheias de líquido, que acabem por se unir - cavidade folicular;
- diferenciação das camadas que rodeiam o folículo, as tecas.
Imagem microscópica de um folículo primário.
Imagem microscópica de um folículo secundário ou em crescimento.
- Com o decorrer da evolução do folículo (maturação do oócito) a cavidade folicular aumenta muito e constitui-se o folículo maduro ou folículo de Graaf.
- Nesta fase o folículo provoca uma saliência na superfície do ovário, e devido à pressão exercida a parede do ovário rompe-se e ocorre a libertação do oócito II no pavilhão da trompa de falópio - ovulação.
Imagem microscópica de um folículo maduro ou folículo de Graaf.
- Depois da ovulação a parede do ovário cicatriza e o folículo experimenta transformações estruturais e bioquímicas dando origem ao corpo amarelo ou corpo lúteo, que degenera em caso de não ocorrer fecundação.
Imagem microscópica de um corpo amarelo ou corpo lúteo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
No Response to "Evolução folicular"
Leave A Reply