Quanto ao sangue...

Posted on 19:31 by Paulinha e Suzi




Quanto ao nosso tipo de sangue, para sua determinação, têm-se em consideração dois sistemas distintos - sistema ABO e sistema Rhesus.



Em primeiro lugar convém ilucidar que existem genes para os quais se têm mais de duas formas alélicas, ou seja, para mesma característica existem mais de duas formas alternativas - alelos múltiplos.





Sistema ABO

No sistema ABO, tal como o próprio nome indica existem três alelos para a mesma característica. Como tal existem desde logo três fenótipos possíveis, no entanto ainda se verifica co-dominância entre A e B.



É possível, então, distinguir quatro tipos de grupos sanguíneos (A, B, AB e O), cuja classificação se baseia essencialmente nos tipos de aglutinogénios (ou antigenes) presentes nas hemácias.

A=B

A>O

B>O





No plasma existem aglutininas (anticorpos) compatíveis com os aglutinogénios das hemácias.

Por exemplo, quando o aglutinogénio A está presente nas hemácias, não pode existir no plasma a aglutinina anti-A, porque desencadear-se-ia uma reacção de aglutinação nas hemácias.

Da mesma forma, hemácias com o aglutinogénio B reagirão com aglutininas anti-B.

Estas descobertas levaram à formulação da "Lei de Landsteiner", segundo a qual no plasma de pessoas do grupo A, estão presentes aglutininas anti-B; no plasma de indivíduos do grupo B existem aglutininas anti-A; os indivíduos do grupo AB não possuem nenhumas das aglutininas e os indivíduos do grupo O possuem os dois tipos de aglutininas.






Sistema Rhesus

O factor Rhesus ou Rh é um antigene localizado na superfície das hemácias e que, como resposta imunitária induz a produção de um anticorpo: anti-Rh.

Os indivíduos que possuem este antigene denominam-se Rh+ e podem ser homozigóticos (Rh+Rh+) ou heterozigóticos (Rh+Rh-), e não possuem aglutininas anti-Rh.

Os indivíduos que não possuem o factor Rhesu denominam-se Rh- e são homozigóticos (Rh-Rh-) e geralmente possuem aglutininas anti-Rh.




Quanto a transfusões estas informações devem, então, ser tidas em consideração. O receptor universal, quanto ao sistema ABO é o tipo AB uma vez que não possui aglutininas; quanto ao dador universal é o tipo O.

No sistema Rhesus apenas os indivíduos Rh+ podem receber de qualquer dador (Rh+ ou Rh-), sendo que existem já precauções tomadas em situações como partos de mães Rh- que dão à luz filhos Rh+ uma vez que a vida de um próximo filho estaria posta em risco, pois no organismo materno formam-se anticorpos anti-Rh aquando do contacto do sangue da mãe com o sangue do bebé (eritroblastose fetal).

No Response to "Quanto ao sangue..."

Leave A Reply