Gregor Mendel

Posted on 20:49 by Paulinha e Suzi


Gregor Mendel nasceu a 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na actual Áustria. Foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.

Entre os anos de 1851 e 1853 estudou História Natural na Universidade de Viena. Neste curso, adquiriu muitos conhecimentos que seriam de extrema importância para o desenvolvimento de suas teorias (leis).


Aproveitou também os conhecimentos adquiridos do pai, que era jardineiro, para começar a fazer pesquisas com árvores frutíferas. Em 1856 já fazia pesquisas com ervilhas, nos jardins do monastério.


A sua teoria principal era a de que as características das plantas (cores, por exemplo) deviam-se a elementos hereditários (atualmente conhecidos como genes).


Morreu no dia 6 de janeiro de 1884 sem que tivesse, em vida, os seus estudos reconhecidos. Somente no começo do século XX alguns pesquisadores verificaram a importância das descobertas de Mendel para o mundo da genética.




As Leis de Mendel


Primeira Lei (Lei da Segregação Factorial) -> explica que na fase de formação dos gametas, os pares de fatores se segregam, existindo a mesma probabilidade de o gâmeta transportar um ou outro alelo para a característica em causa.


Segunda Lei (Lei da Segragação Independente de Factores) ->explica que cada uma das características puras de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si, ou seja, que a segragação dos alelos é independente aquando da formação dos gâmetas.


1 Response to "Gregor Mendel"

.
gravatar
Paulo Cesar Fernandes - Santos - Brasil Says....

Foi certa ocasião dar a "extrema unção" a um fiel que estava nas últimas e deu-se m,uito mal. Mal mesmo, a tal ponto que ao retornar ao monastério beneditino pediu aos superiores que lhe dessem outra tarefa, pedindo a de jardineiro do local.
Momento em que inicia seus experimentos.
A história da ciência seria outra se tudo tivesse corrido bem naquela "extrema unção".
(Vide biografias de Mendel)

Leave A Reply