Hereditariedade ligada aos cromossomas sexuais

Posted on 22:03 by Paulinha e Suzi

Thomas H. Morgan, embriologista da universidade da Columbia (EUA), a partir de 1910 levou a cabo importantes estudos sobre hereditariedade na mosca da fruta - drosophila melanogaster.








Na natureza, estas moscas apresentam olhos vermelhos, corpo cinzento e asas longas - forma selvagem, no entanto existem outras formas alternativas, como olhos brancos, corpo negro e asas vestigiais.






Este investigador cruzou uma fêmea de olhos vermelhos e um macho de olhos brancos, e na geração F1 obteve um grupo uniforme e de olhos vermelhos - factor dominante. até aqui nada a acrescentar às descobertas de Mendel.









No entanto, quando procedeu ao cruzamento de uma fêmea de olhos brancos e um macho de olhos vermelhos verificou que na geração F1 ocorriam fêmeas apenas de olhos vermelhos e machos apenas de olhos brancos.







Esta situação explica-se com o facto de o alelo responsável pela cor branca dos olhos da mosca se localizar no cromossoma X.




Para que se compreenda este tipo de transmissão hereditária é essencial que se tenham presentes os processos que ocorrem culminando na origem de uma nova vida - meiose e fecundação. A meiose origina quatro células com metade da informação genética que possuía a célula-mãe, ou seja, são portadoras de apenas um cromossoma de cada par de homólogos; quanto è fecundação é a fusão de dois gâmetas originando assim a primeira célula de uma vida que começa.



No caso do Homem em específico, o sexo é determinado pelos cromossomas do 23º par, os heterossomas. Em caso de homozigotia - XX - verifica-se o sexo feminino e em caso de heterozigotia - XY - o masculino.



Sendo assim é fácil concluir que o sexo de uma criança é determinado pelo cromossoma sexual transportado pelo espermatozóide, uma vez que o óvulo possui sempre o cromossoma X.



É também importante reter que os cromossomas X e Y não são totalmente homólogos, contendo apenas uma parte em três com genes alelos.




Estando então relembrados estes conceitos passam anomear-se os genes situados nos cromossomas sexuais:

  • genes ligados o sexo, que são os genes do segmento não homólogo de X;
  • genes holândricos, situados no segmento não homólogo de Y;
  • genes parcialmente ligados ao sexo, localizados no segmento homólogo de X e Y.

No Response to "Hereditariedade ligada aos cromossomas sexuais"

Leave A Reply