Memória Imunitária - Imunização

Posted on 17:45 by Paulinha e Suzi


O primeiro contacto do organismo com um antigene provoca a resposta imunitária primária, durante a qual são activados linfócitos B e T e se diferenciam em células efectoras e células de memória.


Eliminado o antigene, as células efectoras desaparecem e as células de memória permanecem no organismo (no baço e nos gânglios linfáticos), tornndo-o imune ao agente patogénico em causa. Aquando de um segundo contacto com o mesmo antigene o organismo, graças a estas células de memória, responde de forma mais rápida, mais intensa e de maior duração - resposta imunitária secundária.



Esta situação designa-se imunidade activa, pois o organismo esteve em contacto com os antigenes para conseguir a imunidade.


Este facto é utilizado pela medicina para proteger contra doenças, antes da infecção, com a ajuda de vacinas. Certas vacinas conferem protecção duradoura, outras devem ser administradas regularmente.



As vacinas são soluções, preparadas em laboratório, de agentes patogénicos mortos ou inactivados, de modo a que não se reproduzam. Pode, inclusivé, utilizar-se apenas os determinntes antigénicos do agente infeccioso. Assim, o risco da vacina provocar a doença é baixo mas não nulo.


A vacina provoca uma reacção imunitária primária e a produção de células-memória, que defenderão o organismo posteriormente.


A imunidade passiva resulta da transferência de anticorpos para o organismo (sem exposição ao antigene), seja de mãe para filho através da placenta, transfusões sanguíneas ou injecções de imunoglobulinas.



Fontes:


SILVA, Amparo Dias da; SANTOS, Maria Ermelinda; MESQUITA, Almira Fernandes; BALDAIA, Ludovina; FÉLIX, José Mário; Terra, Universo de Vida; Porto: PortoEditora, 2009.


Cientic; 19/03/2010; < http://www.cientic.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=101%3Adiapositivos-de-imunidade-e-doencas-defesa-especifica&catid=37%3Aimunidade-e-controlo-de-doencas&Itemid=108 >

Simbiotica; 19/03/2010; < http://www.simbiotica.org/imunidade.htm >

No Response to "Memória Imunitária - Imunização"

Leave A Reply