O nosso OGM xD

Posted on 18:58 by Paulinha e Suzi

Como resposta ao desafio lançado pela professora Fátima Martins, professora de Biologia 12º ano, o grupo que coordena este blog - Paula Pereira e Suzi Pinto - teve que dar largas à imaginação e "criar" um Organismo Geneticamente Modificado.


Ora, esta não foi uma tarefa fácil, visto que abordar o assunto dos OGM's, dar exemplos ou explicar em que consistem é uma tarefa rapidamente executável, mas conceber um????


Bem, inicialmente tinham-se dois objectivos:

  • utilizar um caso real e exequível;

  • introduzir num indivíduo uma característica que lhe fosse mais favorável à sobrevivência ou mais favorável aos produtores dessa espécie, do ponto de vista produtivo ou económico.

Mas, devido a falta de formação nesta área, naturalmente não nos foi possível executar tal tarefa.


Resolveu-se então criar um caso totalmente imaginário mas assente nos conceitos e conhecimentos já adquiridos acerca da matéria.


Imagine-se então


" Uma espécie de flores que tinha como habitat zonas húmidas, contantemente abastecidas por água, como pântanos ou margens de ribeiros, sobrevivia e proliferava na margem do Ribeiro X. Devido às alterações climáticas e às constantes secas naquela zona, ao longo dos anos, o Ribeiro X secou. As plantas sobreviveram a esta grande mudança.

Ali continuavam a embelezar a paisagem, inicialmente em muito menor quantidade, mas depois proliferando e mostrando a sua adptação às terras secas.

O que ocorrera, ao longo dos tempos, tinha sido o favorecimento, no processo evolutivo, de um gene mutado que conferia à espécie a capacidade de sobreviver em zonas secas.

O que é certo é que passados muitos e muitos anos pensou-se que seria benéfico para a população da região a construção de uma barragem próxima deste local, e a alteração dos cursos de água implicados trariam de volta o ribeiro! Não se queria a morte da espécie de flores no local, no entanto sabia-se que com o genótipo que apresentavam a sobreviência lhes seria impossível!


Surgiu, então, a solução: em outros pontos do país existiam ainda plantas daquela espécie cujo processo evolutivo não as tinha levado pelo mesmo caminho, ou seja, continuavam a habitar locais húmidos, isolou-se então o gene responsável por tal fenótipo e introduziu-se de novo na espécie que com o tempo, o tinha eliminado de forma natural."

É este o nosso exemplo, não real, mas adaptado aos nossos conhecimentos!!

No Response to "O nosso OGM xD"

Leave A Reply