SIDA - o mistério da actualidade

Posted on 18:17 by Paulinha e Suzi


SIDA significa Síndrome de ImunoDeficiência Adquirida, ou seja,
  • é um síndrome porque é constituído por um grupo de sinais e de sintomas
  • é de imunodeficiência porque o que acontece é que o sistema imunitário fica cada vez mais deficiente, com menos capacidade de resposta ao longo da evolução da doença

  • e é adquirida porque ao contrário de algumas doenças de imunodeficiência que são congénitas, ou seja, os indivíduos já as têm à nascença, esta doença surge depois de uma infecção por um vírus, o vírus VIH.



O que é o VIH?


O VIH é o Vírus da Imunodeficiência Humana. É um vírus da família dos retrovírus, o que significa que dos dois tipos de ácidos nucleicos que podem constituir o código genético de um vírus: DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) este vírus é constituído por RNA.

Existem 2 tipos de VIH: VIH-1 e VIH-2. O VIH-1 é o mais frequente em todo o mundo e o VIH-2 foi inicialmente descoberto em África.


Como é que se fica com SIDA?

Para um indivíduo desenvolver SIDA tem de ser primeiro infectado pelo VIH. Nessa altura o sistema imunitário responde e faz baixar a virémia, ou seja, a concentração de vírus que se encontra no sangue. Aqui o indivíduo pode não sentir nada e chama-se assintomático ou pode ter um episódio de sintomas de infecção aguda que são normalmente sintomas parecidos com uma gripe (Primo-infecção).

Passada esta altura a virémia baixou devido a esta resposta do sistema imunitário mas ainda há vírus suficientes para continuar a replicar. Esses vírus vão infectando as células do sistema imunitário, especialmente um tipo particular: linfócitos T auxiliares , afectando também outros linfócitos, macrófagos e células do sistem nervoso. Essas células infectadas vão sendo destruídas. Enquanto o indivíduo tem linfócitos T auxiliares suficientes não sente nada, está assintomático (Fase de latência). Este período pode durar cerca de 10 anos.

Quando o indivíduo já tem tão poucos linfócitos T auxiliares que não consegue responder a uma infecção surgem as infecções oportunistas. É a existência destas infecções e de outras doenças associadas ao efeito do vírus sobre o oganismo que se chama SIDA. Assim sendo, o indivíduo com SIDA pode ter inúmeras doenças das quais algumas são infecções que não são comuns nas pessoas com imunidade normal!





Ou seja, a SIDA não mata por si, mas o vírus que a provoca - VIH - debilita de tal forma o Sistema Imunitário Humano que qualquer doença curável se torna o veredito final.

Não há cura nem vacinas para esta doença, mas a sua progressão pode ser retardada por drogas inibidoras da transcriptase reversa e de proteases e inibidores da ligação do vírus às células hospedeiras.




Não te deixes levar, VIVE e não queiras que a SIDA viva contigo!
















Fontes:

SILVA, Amparo Dias da; SANTOS, Maria Ermelinda; MESQUITA, Almira Fernandes; BALDAIA, Ludovina; FÉLIX, José Mário; Terra, Universo de Vida; Porto: PortoEditora, 2009



No Response to "SIDA - o mistério da actualidade"

Leave A Reply